Se você identificou na atuação do Cartório ou de qualquer colaborador conduta que possa caracterizar desvio ético, desconformidade com as normas, condutas ilícitas ou quaisquer comportamentos inadequados que possam infringir os padrões socialmente aceitos, entre em contato por esse canal e DENUNCIE. Para esse fim, o denunciante não precisa se identificar, a não ser que queira uma resposta sobre o procedimento. As denúncias são encaminhadas para uma Comissão Interna formada por três colaboradores previamente definidos no Manual de Compliance e no Código de Conduta da Serventia, com a participação direta da Oficial. Todas as denúncias serão apuradas e a identidade do denunciante será preservada.
O 1RIGV orienta sua conduta por uma Manual de Compliance (ISO 196000). Esse instrumento é baseado nos valores institucionais da Serventia e se norteia pela legalidade, boa-fé, probidade, equidade, impessoalidade, transparência, cooperação, proporcionalidade, governabilidade e consciência social, buscando que todos os envolvidos nos processos (oficial, colaboradores, fornecedores, usuários e parceiros) possam se pautar na padronização das condutas e na clareza quanto ao descumprimento das regras.
Por isso, os desvios não serão permitidos e as responsabilidade serão apuradas.